O que é a quantidade de electricidade? Que unidade de medida é usada para medir a quantidade de electricidade que passa por um fio condutor eléctrico?

Por um fio condutor eléctrico, por onde passe corrente eléctrica, pode circular mais ou menos electricidade, ou seja, um maior ou menor número de electrões.

Para conseguirmos definir o quanto alguma coisa é maior ou menor, temos que definir uma quantidade definida, ou seja, uma unidade, tal como vimos na aula de Grandezas e Unidades. Relembrando um pouco esta aula, estudámos que para medir, por exemplo, o tamanho de alguma coisa, precisamos de uma grandeza adequada para medir o tamanho de algo, que neste caso é o comprimento (representado pela letra l). A unidade de medida da grandeza comprimento é a unidade metro (representa-se pela letra m). Assim, poderemos dizer que algo tem, por exemplo, 12 metros de comprimento (12m), ou seja, l = 12m (comprimento = doze metros).

Voltando ao estudo da quantidade de electricidade, também aqui precisamos de uma grandeza adequada para a medir a quantidade de electrões que passam por um determinado condutor (por onde passe corrente eléctrica).

Para medir o tamanho de algo usámos a grandeza comprimento (l) que tem a unidade de medida o metro (m), enquanto que para medir a quantidade de electrões que passam por um determinado condutor usamos a grandeza quantidade de electricidade (representa-se pela letra Q) que tem como unidade de medida o coulomb (representa-se pela letra C), que é igual a 6,24 triliões de electrões (6.240.000.000.000.000.000).

Assim sendo, podemos resumir esta aula dizendo que:

  • Para medir o tamanho de algo, escolhemos a grandeza comprimento (letra l) que tem como unidade de medida o metro (letra m).
  • Para medir quantos electrões passam por um condutor (por onde passe corrente eléctrica), escolhemos a grandeza Quantidade de Electricidade (letra Q) que tem como unidade de medida o coulomb (letra C).

Por último, resta-nos dizer que a quantidade de electricidade (Q) é igual a 4 coulombs (4C), ou seja,

Q = 4C