Sempre que ligamos o nosso computador ou portátil este emite um beep (bip). Estes bips emitidos pela placa-mãe podem significar um sistema sem problemas ou então algum problema em particular. O que significam então estes “Bios Beep Code” ou códigos da Bios da Motherboard?

Quando ligamos o computador, a Bios começa por executar o “power on self test”, ou seja, uma sequência de testes que acontecem sempre que o sistema é ligado, afim de verificar possíveis erros que possam existir. Caso algum erro seja detectado, este é transmitido por meio de sinais sonoros (ou bips), através do alto-falante incorporado na placa principal (motherboard) ou através do alto-falante presente no sistema. Em algumas circunstâncias, estes erros podem também ser exibidos através do monitor.

É por isso muito importante que tenhamos atenção ao número de apitos da motherboard emite de cada vez que o sistema é ligado, afim de averiguarmos se existe ou não algum problema. É importante também ter em conta, que para cada fabricante existe uma tabela de códigos que pode ser diferente, já que estes não seguem nenhuma norma em particular.

Para sabermos qual o fabricante da Bios do nosso computador, basta prestar atenção ao ecrã do computador, quando este está a incializar. Abaixo mostro imagens dos 3 principais fabricantes de Bios: Ami Bios (American Megatrends International) , Award Bios e Phoenix Bios. (Estas duas últimas fabricantes fundiram-se em 1998, dando origem à Phoenix Award Bios).

Sistema AMI Bios Sistema AWARD BiosSistema PHOENIX BiosDepois de identificarmos qual o sistema de Bios que o nosso sistema usa, já podemos identificar o significado do beep que a placa-mãe emite, quando o sistema arranca, consultando as seguintes tabelas mais abaixo. Convém referir que normalmente qualquer sistema em funcionamento correcto e sem problemas, emite apenas 1 beep simples.

Identificar os beeps na motherboard ami bios

Nas placas com “AMI Bios”, os apitos (ou beeps) emitidos têm sempre a mesma duração e volume. Podemos identificar o tipo de erro através do número de beeps que a placa emite:

Códigos de erro AMI Bios

Identificar os beeps na Motherboard AWARD Bios

Nas placas com “AWARD Bios”, os apitos (ou beeps) emitidos têm comprimento variável. São emitidos dois tipos de beeps – ou um beep curto com 1 segundo de duração ou um beep longo de 2 segundos de duração. Estes apitos podem ainda ter mais ou menos volume, conforme a gravidade do problema.

Códigos de erro AWARD Bios

Identificar os beeps na Motherboard Phoenix

Nas placas com “Phoenix Bios”, mais antigas e praticamente em desuso, já que esta marca se fundiu com a Award Bios, os códigos de erro podem ser identificados através de uma sequência de beeps (estilo código morse). O traço (-) entre o número de beeps significa uma pausa entre cada um deles.

Códigos de erro PHOENIX BiosEspero que este artigo tenha sido útil. Agora já podem identificar os beeps ou apitos emitidos pela Bios da vossa Motherboard ou Placa Principal (ou ainda Placa-Mãe) durante o arranque do computador e assim saber qual o possível problema do vosso sistema.