O que é a intensidade da corrente eléctrica e qual a unidade de medida que se usa para medir a intensidade de corrente num condutor ou num circuito?

Na aula teórica anterior, em que falámos sobre a quantidade de electricidade presente num circuito, aprendemos que a grandeza quantidade de electricidade (representada pela letra Q) tem como unidade de medida o coloumb (representado pela letra C). Vimos ainda que 1 coloumb (1C) é igual a 6,24 triliões de electrões e que a uma unidade de quantidade de electricidade correspondem 4 coloumbs.

Afim de medirmos a quantidade de electricidade, precisamos compará-la a uma unidade de tempo, afim de compreender com precisão que quantidade de electricidade passa num circuito por certa unidade de tempo. Como comparação, se quisermos saber que quantidade de água passa num tubo, não é suficiente saber que passam, por exemplo, 50 litros de água. Mas se soubermos que num minuto circulam 50 litros de água, ficaremos a saber que o caudal de água naquele tubo, ou a intensidade de água que nele circula, é de 50 litros por minuto.

Assim sendo, a grandeza quantidade de electricidade diz-nos que num condutor circula uma determinada intensidade de corrente eléctrica (ou intensidade da corrente, ou simplesmente intensidade) durante uma determinada unidade de tempo.

Como já referimos na aula anterior, a quantidade de electricidade mede-se em coloumbs e a unidade de tempo mede-se em segundos. O coloumb por segundo (C/s) corresponde então à unidade de medida da Intensidade de Corrente Eléctrica. Para simplificar, substitui-se o coloumb por segundo por uma unidade de medida chamada ampere (representada pela letra A). Muitas vezes usam-se submúltiplos da unidade, para medir intensidades de corrente mais pequenas, como o miliampere (mA), o microampere (µA), o nanoampere (nA) ou o picoampere (pA).

Podemos assim dizer, por exemplo, que num circuito por onde passa uma intensidade de corrente de 1 ampere, passa uma quantidade de electricidade de 1 coloumb durante uma unidade de tempo de 1 segundo, como veremos com mais detalhe na próxima aula.

Para resumir o que foi estudado nesta aula, e para relembrar as grandezas e unidades, que poderão sempre causar algumas dúvidas, segue uma tabela com as grandezas e unidades estudadas nestas duas últimas aulas.

Grandezas e Unidades da Quantidade de Electricidade, Intensidade de Corrente Eléctrica e do TempoEspero que tenham compreendido o que é a Intensidade de Corrente Eléctrica e a sua unidade de medida, o ampere. Espero ainda que também tenham compreendido o que é a Quantidade de Electricidade e a sua unidade de medida, o coloumb. Na próxima aula, vamos comparar estas duas grandezas afim de perceber com mais detalhe a relação que existe entre elas.