Após termos estudado as primeiras bases sobre tensão e força electromotriz, vamos agora estudar as unidades de medida da Tensão e da Força electromotriz.

Estas duas grandezas, a Tensão e a Força electromotriz, são mensuráveis, ou seja, podem ser medidas. Tal como vimos num dos primeiros artigos das Aulas de Electrónica, sobre Grandezas e Unidades, estudámos que todas as grandezas têm o respectivo símbolo e que cada grandeza tem ainda a respectiva unidade de medida, e esta, o respectivo símbolo também. Para relembrar este assunto, darei o exemplo de uma das grandezas que mais conhecemos, a grandeza comprimento.

Neste exemplo, temos a grandeza comprimento, em que o símbolo é a letra l. Como todos deverão saber, a unidade de medida do comprimento é o metro e o respectivo símbolo do metro é a letra m. Para que não restem dúvidas, em baixo temos a tabela da grandeza comprimento com o respectivo símbolo e a unidade de medida dessa grandeza e o seu respectivo símbolo.

GRANDEZA SÍMBOLO DA GRANDEZA UNIDADE DE MEDIDA SÍMBOLO DA UNIDADE DE MEDIDA
Comprimento l metro m

Para não nos perdermos do tema principal deste artigo, voltamos agora para a tensão e a força electromotriz, que são duas grandezas, que, tal como o comprimento, também elas têm o seu símbolo, a respectiva unidade de medida, e esta o seu respectivo símbolo.

Num circuito, a tensão e a força electromotriz podem ter vários valores. A confusão que pode surgir é que, tanto uma grandeza como a outra, têm a mesma unidade de medida, o volt, cujo o símbolo é a letra V (maiúscula).

Já sabemos o nome de cada grandeza: tensão e força electromotriz. Sabemos ainda a unidade de medida de cada uma delas, que é a mesma: o volt e o respectivo símbolo, a letra V. Falta-nos saber o símbolo de cada uma das grandezas. A grandeza tensão tem como símbolo a letra V (ou letra U) e a força electromotriz a letra E. Isto pode levar a algumas confusões também, já que a letra V da grandeza tensão é a mesma das unidades de medida.

Para resumir, coloco abaixo uma tabela com as grandezas, símbolos e unidades de medida de cada grandeza:

GRANDEZA SÍMBOLO DA GRANDEZA UNIDADE DE MEDIDA SÍMBOLO DA UNIDADE DE MEDIDA
Tensão V (ou U) volt V
Força electromotriz E volt V

Exemplos:

  • A tensão num circuito é de 20 volts =>   V = 20 V
  • A força electromotriz de um circuito é de 50 volts =>   E = 50 V

Para concluir, resta acrescentar que por vezes podemos ter tensões com valores muito altos ou muito baixos e não seria prático descrever esses valores com muitos zeros. Para resolver este problema, usam-se múltiplos e submúltiplos da unidade (falados nesta Aula de Múltiplos e Submúltiplos).

Por exemplo:

  • se tivermos uma tensão de 70000 volts (setenta mil volts), usamos o múltiplo “kilo”, representado por k (minúsculo) e que é um múltiplo 1000 vezes maior que a unidade e ficamos assim com 70kV (setenta kilovolts).
  • se tivermos uma tensão de 0,007 volts, usamos o submúltiplo “mili”, que representa-se por m (minúsculo) e é um submúltiplo 1000 vezes menor que a unidade e ficamos assim com 7mV (sete milivolts).

Espero que tenham gostado do artigo e aprendido um pouco mais sobre tensão, força electromotriz e reforçado as aulas de Grandezas, Múltiplos e Submúltiplos. Qualquer dúvida disponham sempre.