Existem três elementos principais num circuito eléctrico. Nesta aula, vamos comparar esses elementos aos elementos que fazem parte de um circuito hidráulico, estudado numa das aulas anteriores, para uma melhor compreensão do circuito eléctrico.

Para melhor compreendermos o circuito eléctrico, vamos, mais uma vez, compará-lo ao circuito hidráulico. Num circuito hidráulico também existem vários elementos para, em conjunto, fazerem movimentar a água.

Como vemos abaixo, este circuito de água tem um elemento chamado de gerador hidráulico (a verde), constituído pela bomba e pelo depósito que está numa posição mais alta, que fazem com que a água esteja em circulação. Temos também o receptor hidráulico (a vermelho) que é constituído pelo motor hidráulico e pelo depósito que está numa posição mais baixa, que transformam o movimento da água em energia mecânica, através do motor hidráulico. Entre o gerador e o receptor hidráulico existem elementos condutores que transportam a água entre eles, os tubos de água (as linhas grossas, a azul). Se quisermos cortar a água, em alguma parte desse circuito hidráulico, podemos usar, por exemplo, uma torneira.

Exemplo de um circuito hidráulico Comparando agora o circuito hidráulico ao circuito eléctrico, representando na figura abaixo, podemos ver que este também contém os mesmos elementos:

O elemento que produz a electricidade, ou seja, o gerador (a verde), que neste caso é a pilha. Temos também o elemento receptor (a vermelho), que neste caso é a lâmpada, que recebe a electricidade do gerador e a transforma em luz e temos ainda os elementos condutores (as linhas cinzentas), que transportam a electricidade de uns para os outros elementos. Por fim, temos o interruptor, na parte de cima, que é a “torneira” que interrompe a passagem de electricidade, entre o gerador e o receptor.

Circuito-de-lanterna-desenhado Espero que tenham gostado da aula e compreendido os principais elementos de um circuito eléctrico. Qualquer dúvida não hesitem em deixar os vossos comentários ou contactar-me.