Está para breve, uma tinta com propriedades especiais, que irá destruir o negócio dos pintores de automóveis. Esta tinta, com o nome de tinta paramagnética, está ainda a ser estudada, mas promete revolucionar a indústria automóvel, e não só!

Apesar de ainda estar em fase de testes, Andrea Dangelewicz dá o lema à sua teoria: “Tenha o seu carro com uma cor diferente todos os dias”.

Como funciona?

A partir de um simples botão, são enviados sinais eléctricos que chegam às partículas microscópicas da tinta, que contêm propriedades paramagnéticas. Esta corrente eléctrica, forma um campo magnético que altera os espaços entre as partículas, modificando assim o modo como estas reflectem a luz, originando uma cor diferente na tinta.

Tinta paramagnética

Futuras aplicações:

Existem muitas aplicações onde esta tecnologia poderá ser aplicada. Não só em automóveis, mas também em electrodomésticos, transportes públicos, mobiliário ou outros artigos em que seja possível aplicar este tipo de tinta.

O desejo de Andrea Dangelewicz e dos seus parceiros deste estudo é poder, não só alterar a cor dos objectos, mas também reparar riscos, imperfeições e outros problemas na tinta, através da corrente eléctrica, quando por exemplo, esta é danificada.