A corrente eléctrica, tal como o nome indica, é um movimento de cargas eléctricas. Muitos são os fenómenos que acontecem na corrente eléctrica, os quais vamos começar a estudar a partir desta aula.

Para compreendermos melhor o conceito de corrente eléctrica, nada melhor que começarmos por explicar o que é, tomando como base num esquema. O esquema que representamos abaixo é um circuito simples, igual ao circuito de lanterna, que estudámos algumas aulas atrás. Este circuito não está representado por meio de simbologia electrónica, como o representado no circuito de lanterna, mas sim pelas imagens reais dos componentes, como se tratasse de um desenho, com os fios condutores (a cinzento) a unirem os vários componentes, permitindo a passagem de corrente eléctrica de uns componentes para os outros.Circuito de lanterna sob a forma de desenhoComo aprendemos no circuito de lanterna, verificámos que a condução da corrente eléctrica acontecia de um para outro componente, através dos condutores eléctricos.
Estudámos ainda que a corrente circula saindo da pilha, através do condutor (a cinzento), passando pelo interruptor, que no caso de estar fechado permite que a corrente passe para o outro condutor, entrando na lâmpada e saindo por esta até voltar novamente à pilha, por outro condutor.

Esta passagem de corrente eléctrica de uns para os outros componentes, acontece contínua e repetidamente pelo circuito, ou seja, podemos dizer que se trata de um circuito fechado onde a corrente o percorre continuamente, como podemos verificar no esquema abaixo, que representa a circulação contínua da corrente eléctrica num circuito:

Movimento da corrente eléctrica num circuito fechado

Afim de facilitar o estudo dos fenómenos que acontecem num circuito eléctrico, onde circula corrente eléctrica, começaremos a comparar esta corrente eléctrica às correntes de água, já que a forma que a electricidade se processa, é semelhante aos princípios da hidráulica e bem mais fácil de se compreender.