Todos os utilizadores da Internet clicam diariamente em dezenas ou centenas de links. Neste artigo irei explicar o que é um link e para que serve. Explicarei ainda a diferença entre um link nofollow e um link follow.

O QUE É UM LINK

Primeiramente há que entender o que é um link. Um link é uma palavra inglesa que significa ligação, conexão ou elo.

Existem basicamente dois tipos de links: os links externos e os links internos. Os links externos conduzem o utilizador a outro local na internet, como por exemplo, uma outra página da Internet. Um link interno leva-nos, dentro do mesmo site, a um determinado artigo ou um determinado local dentro do mesmo artigo.

Estas ligações são muito úteis, já que nos ajudam a percorrer um determinado site de uma forma mais simples e rápida. Habitualmente apresentam-se sob a forma de texto, de cor diferente, sublinhado ou em itálico ou ainda sob a forma de uma imagem.

Exemplos de links:

  • Clique aqui para ver a página de contacto do autor do Tecnologia do Globo.
  • Pagina-inicial-do-tecnologia-do-globoClique na imagem para ver a página inicial do
    Tecnologia do Globo

Como constataram, no primeiro exemplo temos a palavra “aqui” que é o link interno que nos direcciona, neste exemplo, para a página do autor do Tecnologia do Globo. No segundo exemplo temos uma imagem que é, ela própria, o link (ou atalho) para a página inicial do Tecnologia do Globo.

Só por estes dois exemplos, dá para termos uma noção da quantidade de links que diariamente clicamos quando usamos a Internet.

Diferença entre um Link Follow e Link Nofollow

O QUE É UM LINK NOFOLLOW

Os links podem possuir vários atributos. Um dos atributos que é serem links nofollow, que em inglês significa “não seguir”. Este atributo, criado em 2005 pelo chefe do Google e ainda pelo responsável do Blogger, foi concebido principalmente para impedir spam em comentários ou pontuação injusta de páginas da Internet.

O Google criou uma medida para avaliar os sites, chamada Pagerank. Este tipo de pontuação, com valores de 0 a 10, avalia o peso e relevância que esse site tem na Internet.

Assim sendo, um link nofollow não significa que não podemos seguir esse link nem que esse conteúdo não é indexado nos motores de busca. Significa unicamente que a página para onde esse link aponta não recebe pontuação por parte do Google. Esta medida foi também adoptada por outros motores de busca, como o Bing ou o Yahoo.

O QUE É UM LINK FOLLOW

Contrariamente aos links nofollow, existem os links follow. As páginas para onde apontam este tipo de links, poderão receber pontuação (ou Pagrank em inglês), principalmente se o link partir de um site que tenha mais pontuação. Assim sendo, se um site com Pagerank = 3 tiver um link a apontar para outro site de menor Pagerank, este último poderá ser beneficiado. Apesar desta jogada aparentemente simples já ser usada por alguns proprietários de sites, que compram links follow para ganharem pontuação aos “olhos” dos motores de busca, um site não se valoriza apenas por este parâmetro. Acredito que os principais motores de busca estejam a tentar contornar esta situação para evitar que sites mal construídos e de fraco conteúdo sejam injustamente valorizados.