Hoje vou partilhar algo que finalmente consegui instalar na minha secretária. Ligar o portátil e o computador a um teclado, um rato, um monitor, duas impressoras, um microfone, colunas e ainda a uma única câmara. Nunca pensei que tudo isto fosse possível de uma forma tão fácil e eficiente.

Primeiramente, queria apenas ligar um único teclado e um único rato aos dois computadores, sem precisar de ter ambos ligados. Quando se usa mais do que um computador e queremos, por exemplo, ouvir música, temos que ligar determinado computador que esteja ligado às colunas para o conseguir fazer. O mesmo se passa quando queremos imprimir algo ou fazer uma vídeo-conferência.

Depois de muito procurar pela Internet, encontrei várias soluções para resolver o meu problema. A solução mais simples é através de programas que partilham a rede da Internet e assim conseguirmos ligar os dois computadores a um único rato e teclado, ou até imprimir tanto de um como de outro computador, mas sempre com o grande inconveniente de ter os dois computadores sempre ligados.

Ligar vários periféricos a dois computadores

Depois de continuar a pesquisar, encontrei finalmente um cabo com um switch (comutador) integrado, que permite ligar vários dispositivos a dois computadores (imagem acima). Tem uma entrada de vídeo para ligar o monitor, uma entrada de áudio onde ligamos as colunas, outra para a ligação do microfone e ainda mais duas entradas usb para ligarmos vários dispositivos usb. Se quisermos ligar mais do que dois periféricos usb, podemos ainda ligar um Hub usb a uma das entradas usb (um Hub é um aparelho que permite ter mais saídas usb a partir de uma entrada usb) e ficamos assim com um total de 5 entradas usb. Esse dispositivo é da marca Lindy e poderão vê-lo mais pormenorizadamente na imagem abaixo:

Switch Lindy - imagem pormenorizada

Na parte superior, ligamos à esquerda e à direita, dois dispositivos usb. Se pretendermos ligar mais dispositivos, usamos um Hub ligado a uma destas entradas, como já o disse anteriormente. Na parte central superior ligamos o monitor, caso queiramos partilhar um monitor com os dois computadores. À esquerda, ligamos as colunas e o microfone. Na parte debaixo saem dois cabos, cada um deles para ligar a cada computador. Cada cabo tem uma ficha usb, uma ficha áudio e uma para o microfone e ainda outra ficha para o monitor.

Na parte central deste switch, temos um botão que permite que possamos escolher a que computador queremos que os dispositivos estejam ligados. Esta troca entre computadores pode ser feita também através do teclado.

Na imagem abaixo podem ver do lado esquerdo os vários fios que vão ligar a um computador e do lado direito os que vão ligar ao outro computador. Na parte central têm o switch onde vão entrar as fichas dos vários dispositivos que queremos partilhar entre os dois computadores.

Switch Lindy para ligar vários dispositivos a dois computadores

Esta ficha tem um preço de aproximadamente 30€ e pode ser adquirida em Lisboa, na Lidertronica. Caso não sejam de Portugal, existem outras lojas que importam este tipo de produto.

Espero que tenham gostado da ideia e que tenha sido útil, tal como foi para mim.