Foi descoberto um pequeno planeta, comparativamente a outros planetas extra-solares, mas possivelmente com bastante água. Este planeta está situado à volta de uma estrela de pouca massa, de acordo com revelações feitas pela revista “Nature”.

O planeta encontra-se a cerca de 42 anos-luz do nosso planeta, num raio de 2,7 vezes maior que o planeta Terra e com uma massa 6,6 vezes à massa do nosso planeta.

Este planeta, apelidado de GJ 1214b, foi categorizado como “Intermédio entre a Terra e os gigantes gasosos como Júpiter e Saturno”, segundo o critério de David Charbonneau, investigador da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, juntamente com a sua equipa, que inclui astrónomos do Observatório de Genebra, na Suíça e ainda de outros Institutos espalhados pela Europa. Esta descoberta marca um grande e importante passo na pesquisa de planetas semelhantes ao nosso.

Este planeta orbita uma estrela em cerca de 38 horas e a sua massa é composta em mais de 50% por água e a sua atmosfera composta por partículas de hidrogénio e hélio. A superfície do planeta, com elevadas temperaturas a rondar os 120 a 280 graus centígrados, tira logicamente a hipótese da existência de vida neste novo planeta descoberto.

No total, podem se somar 412 planetas extra-solares descobertos até aos dias de hoje. Uma lista deste e de todos os outros planetas extra-solares descobertos, poderá ser consultada no site “http://exoplanet.eu”.