Surgiu mais uma maravilha da tecnologia, desta vez pelas mãos do brilhante James Dyson, um criador genial que dá um novo aspecto e tecnologia aos electrodomésticos convencionais. A sua criação foi desta vez uma fantástica ventoinha, aliás, multiplicador de ar, de baixíssimo consumo.

Dyson é uma empresa de electrodomésticos, criada pelo britânico James Dyson. Esta empresa, fundada há quase 20 anos, tem vindo a surpreender-nos e desta vez fê-lo com um multiplicador de ar, ou ventoinha como vulgarmente chamamos.

Multiplicador de ar Dyson

Este multiplicador de ar é um ventilador de ar que produz uma potente e suave brisa. Tem a grande particularidade de não ter lâminas ou uma hélice, utilizando uma tecnologia que aproveita o ar e o multiplica 15 vezes, tecnologia semelhante à usada em turbo-compressores e motores a jacto. O pequeno motor eléctrico puxa o ar através de pequenas fissuras na base, projectando-o através da moldura de forma circular. O ar sai então por uma fenda fina de apenas 1,3 milímetros, sendo projectado a grande velocidade.

Através desta tecnologia, este maravilhoso ventilador produz até 27 litros de ar por segundo, consumindo apenas pouco mais de 45 Watts, 20 a 30 vezes menos que um aparelho de ar condicionado.

Além de toda esta tecnologia, o aparelho pode ainda oscilar para a direita e para a esquerda, até 90 graus. Pode ser inclinado para cima e para baixo e tem ainda botões sensíveis ao toque e um regulador de velocidade.

Funcionamento do multiplicador de arQue tal esta bela e simples obra de arte? Além de ser super silenciosa temos ainda a vantagem de não nos magoarmos nas hélices que não existem!