No circuito comutador com duas lâmpadas, da aula anterior, foi possível aprender a forma de ligar alternadamente uma ou outra lâmpada. Nesse circuito temos o grande inconveniente de nunca poder desligar nenhuma delas, a não ser que desligássemos o circuito da fonte de alimentação. Como podemos introduzir a função de ligar e desligar?

Nesta aula vamos aprender a transformar o tal circuito comutador de duas lâmpadas num circuito com a opção de desligar as duas lâmpadas, ou por assim dizer, desligar todo o circuito. Em baixo, relembro o tal circuito, estudado na aula anterior:

Circuito comutador com duas lâmpadasComo foi possível estudar, verificámos a existência de um comutador (a meio do circuito) que permite que a corrente seja comutada para a lâmpada verde ou comutada para a lâmpada vermelha, mas não dispomos de nenhum dispositivo que nos permita desligar qualquer uma dessas lâmpadas, ficando deste modo alguma das duas sempre acesa.

Tirando a ideia do circuito de lanterna, estudado na aula 5.4, (descrição de todas as aulas da Unidade 1), podemos facilmente adaptar esse circuito para o circuito que pretendemos – o circuito comutador de duas lâmpadas com opção de desligar.

Ora vejamos agora com mais atenção os dois circuitos, lado a lado, afim de compreendermos como proceder para podermos ligar e desligar as duas lâmpadas num circuito comutador. Temos o circuito de lanterna (à esquerda) e o circuito comutador de duas lâmpadas (à direita):

Circuito de Lanterna Circuito Comutador com duas lampadas

No circuito de lanterna do lado esquerdo, estudámos que através do interruptor (assinalado com uma seta vermelha) podemos ligar e desligar a lâmpada. No circuito apresentado, o interruptor está para cima, ou seja, diz-se que o interruptor está aberto, ou desligado, não passando por isso corrente. Para aplicarmos um interruptor no circuito do lado direito, afim de desligar todo o circuito, basta cortarmos a ligação num dos condutores que façam a ligação às duas lâmpadas, tal como cortámos a ligação no circuito de lanterna, usando um interruptor, assinalado com a seta vermelha. Exemplos do que acabei de dizer, podem ser estes 2 circuitos apresentados abaixo, onde se fez o corte da ligação às duas lâmpadas, através de um interruptor (assinalado com a seta amarela).

Circuito comutador com duas lâmpadas e Interruptor opção 1 Circuito comutador com duas lâmpadas e Interruptor opção 2

Nestes dois circuitos, foi aplicado um interruptor, que também se apresenta aberto, tal como se deve representar em todos os circuitos. As lâmpadas só se acenderão depois de fecharmos o interruptor e assim haver passagem de corrente.

Espero que tenham compreendido a função do interruptor e do comutador. Muitas outras variações se podiam fazer com este circuito, como por exemplo, retirar o comutador do circuito e colocar dois interruptores, um por ligar cada lâmpada separadamente, entre tantos outros.

Damos por finalizada a Unidade 1 das Aulas de Electrónica. Espero que tenham gostado das aulas aqui estudadas. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, basta deixarem comentário ou entrar em contacto comigo. Abraços e até breve.