Quem inventou o telefone e quando é que foi criado? Quem inventou o telemóvel e quando é que foi criado? Quantos telemóveis existem no mundo? Qual o maior telemóvel do mundo? Qual o telemóvel mais caro do mundo? Qual o telemóvel mais leve do mundo? Saiba estas e muitas outras curiosidades neste artigo.

O primeiro telefone de Alexander Graham Bell

Breve história do telefone:

A invenção do telefone deu-se pelo senhor Alexander Graham Bell. A sua patente foi registada a 14 de Fevereiro de 1876. O primeiro telefonema do mundo foi feito por este mesmo senhor, cerca de um mês depois, quando telefonou a um seu assistente, que estava na sala ao lado, dizendo-lhe: “Senhor Watson, venha cá – preciso de si”…

Breve história do telemóvel:

O conceito de telefone móvel só aconteceu cerca de 70 anos mais tarde após a invenção do telefone, mais concretamente no ano de 1947, pela parte dos Laboratórios Lucent Technologies’ Bell Labs, nos Estados Unidos da América, estado de Nova Jérsia. O primeiro telemóvel do mundo foi inventado e apareceu pelas mãos do senhor Martin Cooper, dos Estados Unidos da América.

O primeiro telemóvel, Dynatac 8000x, por Martin Cooper

A primeira chamada de telemóvel aconteceu no dia 3 de Abril do ano de 1973, quando Martin Cooper ligou para Joel Engel, o seu rival e chefe de investigação da Bell Labs. Só seis anos mais tarde, em 1979, é que apareceu no Japão o primeiro telemóvel comercial.

O primeiro telemóvel do mundo foi o Motorola Dynatac (DynamicAdaptive Total Area Coverage), que teve o seu surgimento em 1983.

Este grande aparelho media 33 centímetros de comprimento, 12 centímetros de largura e 7 centímetros de espessura. Pesava cerca de 2,5 quilogramas e a sua bateria durava menos de dez horas em modo standby e permitia fazer chamadas durante apenas uma hora! Este telemóvel dispunha de uma antena de borracha que o fazia ainda maior. Funcionava em rede analógica ou NMT e o seu preço rondava os 4000 dólares!

Número de telemóveis existentes no mundo:

O número de telemóveis que existem em todo o mundo já ultrapassa mais de metade da população mundial. Estima-se que existam quase 4 mil milhões (ou biliões) de telemóveis em todo o mundo, ou seja, mais de 50% da população mundial, que ainda não atingiu os 7 biliões de habitantes. Estes números são divulgados por uma organização da ONU, a International Telecommunications Union, que nos dizem também que no ano de 2000 apenas 12% da população tinha acesso a um aparelho móvel de comunicações.

Todos nós sabemos que muitas das pessoas possuem mais do que um telemóvel. Aliás, estudos revelam que existem em todo mundo mais de 60 países onde muitas pessoas já utilizam mais do que um aparelho móvel. Países como a Índia ou África estão cada vez mais familiarizados com a presença de uma das tecnologias que revolucionou este século, o telemóvel.

Estatísticas revelam, que desde o ano 2000 houve registo de um crescimento de 24% de utilizadores de telemóveis. Nessa altura, havia uma taxa de cerca de 12% de novas pessoas que começaram a usar este famoso aparelho. Nos dias de hoje, 9 anos depois, essa taxa aumentou vertiginosamente, para uns incríveis 50%, estimando-se que chegue brevemente aos 60%!

É certo que as operadoras móveis tendem a exagerar na quantidade de utilizadores que elas possuem, daí existir a possibilidade das estatísticas serem um pouco diferentes das que são transmitidas. Há que salientar também, que existem países menos desenvolvidos, onde existe a partilha de telemóveis com outras pessoas.

Algumas curiosidades interessantes sobre telemóveis:

Maior telemóvel do Mundo - Sony Ericsson W810i O maior telemóvel do mundo é uma versão à escala do Sony Ericsson W810i. Este telemóvel é completamente funcional e feito dos mesmos materiais que foram usados na sua versão original.

Mede 2,5 metros de altura, 1,14 metros de largura e 0,5 metros de espessura. Foi analisado em 20 de Dezembro de 2007 pela ScienCenter, África do Sul, entrando para o grande livro dos Recordes do Guiness.

Telemóvel mais fino do Mundo - Samsung Ultra Edition IIO telemóvel mais fino do mundo, até Fevereiro do ano de 2008, era o Samsung Ultra Edition II, de apenas 5,9 milímetros de espessura. Apesar destas dimensões tão reduzidas, este telemóvel consegue incorporar uma câmara fotográfica com uma resolução de 3 megapixéis e ainda uma capacidade para armazenar 11 horas de música.

Telemóvel 3G mais fino do mundo - Samsung Ultra Edition 8.4

 

 

 

O telemóvel 3G mais fino do mundo é o Samsung Ultra Edition 8.4. Este telemóvel dispõe de uma câmara de 2 megapixéis e tem apenas 8,4 milímetros de espessura, daí o nome do seu modelo. Consegue ainda suportar a tecnologia Bluetooth e tem uma expansão para cartões miniSD.

Telemóvel mais leve do mundo - Modu Ltd O telemóvel mais leve do mundo foi criado pela Modu Ltd, em Israel. O seu lançamento foi a 11 de Fevereiro de 2008 e o modu tem o peso de somente 40,1 gramas, medindo muito menos que um maço de tabaco (72.1 x 37.6 x 7.8 milímetros).

Apesar do seu tamanho incrivelmente pequeno, consegue armazenar 1 Gigabyte de memória e tem ainda um ecrã a cores.

Telemóvel mais caro do mundo - Glodvish Piece Unique O telemóvel mais caro do mundo foi desenvolvido pela GoldVish, em Genebra, na Suíça. Este telemóvel, foi vendido pela quantia de 1 milhão de euros, a 2 de Setembro de 2006, na Feira Milionária em Cannes, França. O Piece Unique tem cerca de 150 gramas de ouro de 18 quilates e é forrado com 120 quilates de diamantes Wesselton.

O número de telemóvel que teve maior duração ainda existe e pertence ao senhor David Contorno, de Lemont, Estados Unidos da América. Este número é ainda usado, desde 2 de Agosto de 1985, ou seja, há mais de 20 anos! Impressionante!

Espero que tenham gostado do artigo.

E o vosso telemovel qual é? Usam um único telemóvel ou mais do que um?
Eu uso dois telemóveis, um Nokia N70 e um Nokia 2610. Sou fã dos Nokia’s pela simplicidade de utilização e pelo seu visual atraente…