Existem vários sistemas de transmissão de vídeo, espalhados por todo o mundo. Esses sistemas são o Sistema PAL, o Sistema NTSC e o Sistema SECAM. Quais as diferenças entre estes sistemas de video? Em que local do mundo estão?

Sistema NTSC

História do Sistema NTSC

O sistema NTSC, abreviatura de National Television System(s) Committee, a comissão que desenvolveu os padrões de televisão para os Estados Unidos, é um sistema analógico de televisão. Foi aprovado em 1941 como o primeiro sinal padrão de rádio-difusão televisiva nos Estados Unidos, ainda existente nos dias de hoje. Este sistema faz parte da maior parte dos países Americanos, com excepção do Brasil e faz ainda parte de vários países do Leste Asiático.

Televisão a preto e branco As primeiras emissões a preto e branco iniciaram-se no dia 1 de Julho de 1941. Anos mais tarde, entre 1950 e 1953, a mesma Comitiva reúne-se novamente afim de criar um sistema de vídeo composto, onde é adicionada uma nova frequência capaz de fornecer, além do sinal a preto e branco, o sinal a cores. No dia 1 de Janeiro de 1954, começam as transmissões desse novo sinal, composto, de preto e branco e cor.

Características do Sistema NTSC

O sistema NTSC apresenta 525 linhas de resolução, das quais 480 são a imagem visível e as outras 45 são as VBI (do inglês – Vertical Blanking Interval), que servem para estabelecer o tempo que o feixe de electrões necessita para se reposicionar, do final de um frame para o início do próximo frame.

Este formato de vídeo transmite 60 meios-frames por segundo (mais exactamente 59,94), ou seja, apresenta 29,97 fps (ou quadros) por segundo. (fps, do inglês, Frames per second – frames por segundo). A varredura é por isso, intercalada.

Este sistema padrão do NTSC, de 59,94 campos por segundo, é baseado no tipo de sistema eléctrico utilizado nos países que usam uma corrente alternada de 60 ciclos por segundo, ou 60 Hertz (Hz).
Nos países onde o tipo de corrente eléctrica é de 50 Hertz, ou 50 ciclos por segundo, houve a necessidade de criar sistemas de televisão compatíveis, ou seja, de 50 campos por segundo.

O NTSC tem uma relação de aspecto de 4:3. Com este sistema de vídeo, conseguem-se obter até 16 milhões de cores diferentes.

É incompatível com a maioria das placas de vídeo de computador, que usam sinais de vídeo RGB (red, green, blue – vermelho, verde e azul). Contudo, consegue-se, por meio de adaptadores de vídeo, converter sinais NTSC em sinais para placas de vídeo para computador e vice-versa.

Variantes do Sistema NTSC

NTSC-J – É um sistema analógico, usado no Japão. Difere do NTSC padrão na medida em que as rádio frequências usadas no Japão não são as mesmas que nos Estados Unidos, daí a adaptação para um sistema compatível.

Curiosidades do Sistema NTSC

Algumas pessoas, apelidavam o Sistema NTSC como Never Twice the Same Color, ou nunca a mesma cor duas vezes, pondo em questão a qualidade e estabilidade do sistema, comparativamente ao sistema PAL, de maior qualidade e estabilidade.

SISTEMA PAL

 

História do Sistema PAL

Valvula de Televisao Telefunken O sistema PAL, abreviatura do inglês Phase Alternating Line (Linha de Fase Alternante) é o formato mais comum na Europa. Foi criado pelo engenheiro alemão Walter Brunch, juntamente com a empresa electrónica Telefunken. Este engenheiro registou a sua patente em 1963, sendo a sua primeira aplicação realizada em Agosto de 1967.

Características do Sistema PAL

Tem uma melhor qualidade de imagem, já que dispõe de um maior número de linhas de varrimento. O sistema PAL apresenta mais 100 linhas de resolução, comparativamente ao sistema NTSC, ou seja, 625 linhas de resolução. Em contra-partida, e para fazer face ao tipo de corrente alternada que é usada na Europa, de 50Hz (50 ciclos por segundo), tem um varrimento de 50 meios-frames por segundo, ou mais exactamente, 25 frames por segundo, tornando a imagem por vezes um pouco “tremida”, apesar da sua qualidade muito acima do sistema Americano NTSC.

Variantes do Sistema PAL

Sistema PAL-B e PAL-G – Usado na Europa Ocidental;

Sistema PAL-D/K – Usado na Europa Oriental enquanto que o Sistema PAL-D é usado na China;

Sistema PAL I – Usado no Reino Unido, Irlanda, Hong Kong e Macau;

Sistema PAL-M – Usado no Brasil, desde 19 de Fevereiro de 1972. Este sistema foi criado para fazer face à corrente usada neste país, de 60 Hz;

Sistema PAL-N
– Usado somente na Argentina e no Uruguai, onde a frequência da rede eléctrica é de 50 Hz. É compatível com a reprodução em NTSC, tendo o senão das imagens aparecerem a preto e branco. O Paraguai usava PAL-N tendo mudado para NTSC em 2006. A Argentina usa uma variante, o Sistema PAL-Nc.

Sistema PAL-PLUS – Padrão usado na Europa que permite a reprodução de vídeo em formato 16:9 em televisores de formato 4:3. Caso a televisão não disponha de um descoficador próprio, a emissão em PAL-PLUS aparecerá com uma barra preta em cima e em baixo. Para ver a imagem com as proporções exactas, basta utilizar uma televisão de ecrã panorâmico.

Curiosidades do Sistema PAL

O sistema PAL foi criado para resolver o problema da variação de cor do sistema NTSC. Muitos chamavam este sistema de Perfection at Last, já que a qualidade de imagem era muito superior ao sistema NTSC. Outros davam-lhe o nome de Pay A Lot, já que os circuitos usados eram muito complexos e caros.

SISTEMA SECAM

História do Sistema SECAM

Henri de France O sistema SECAM (Séquentiel Couleur à Mémoire), ou em Português cor sequencial com memória, é um sistema a cores analógico, que apareceu em França, em 1956 por parte do senhor Henri de France, sendo inaugurado alguns anos depois, mais especificamente no dia 1 de Outubro de 1967. Quatro homens, vestidos de fato e gravata, apresentam-se de pé num estúdio. A imagem é apresentada a preto e branco, mudando de seguida para cores.

Nesta altura, uma televisão a cores custava cerca de 5000 francos. A sua popularidade não foi a desejada, apenas assistindo à primeira emissão cerca de 1500 pessoas. Um ano depois, vendem-se 200 mil aparelhos, quando se esperava 1 milhão.

O sistema de vídeo SECAM foi mais tarde adoptado pelas antigas Colónias Francesas e Belgas, por países do Leste Europeu, pela Antiga União Soviética e ainda por alguns países do Médio Oriente. Contudo, com a queda do comunismo e com a vulgarização dos aparelhos de televisão de vários padrões, a maior parte dos países do Leste Europeu decidiram mudar para PAL.

Características do Sistema SECAM

Tal como no sistema PAL, também o sistema SECAM transmite 625 linhas de resolução, das quais 576 são visíveis. Também usa a mesma frequência de varrimento do sistema PAL, de 50 varrimentos por segundo, 50 Hz. Difere do sistema PAL na medida em que a transmissão da cor é feita de maneira diferente, de uma forma sequencial: vermelhos e amarelos numa linha e azuis e amarelos na próxima linha.

Hoje em dia, muitos dos trabalhos são realizados em sistemas de vídeo que suportem 576 linhas de resolução (PAL e SECAM) ou de vídeo composto (PAL), sendo depois convertidos para SECAM para a transmissão.

Variantes do Sistema SECAM

Sistema SECAM L – Usado na França e nas suas antigas colónias;

Sistema SECAM B/G – Usado no Médio Oriente. Foi também utilizado na Grécia e na antiga Alemanha Oriental;

Sistema SECAM D/K – Utilizado na antiga União Soviética e na Europa Oriental.

Os diferentes sistemas de vídeo presentes no mundo:

Sistemas PAL NTSC SECAM espalhados pelo mundo

Tabela dos principais países e o tipo de transmissão de vídeo:

País Tipo de Sinal
AFGHANISTAN PAL B, SECAM B
ALBANIA PAL B/G
ALGERIA PAL B/G
ANGOLA PAL I
ANTARCTICA NTSC M
ANTIGUA & BARBUDA NTSC M
ARGENTINA PAL N
ARMENIA SECAM D/K
ARUBA NTSC M
AUSTRALIA PAL B/G
AUSTRIA PAL B/G
AZERBAIJAN SECAM D/K
AZORES PAL B
BAHAMAS NTSC M
BAHRAIN PAL B/G
BANGLADESH PAL B
BARBADOS NTSC M
BELARUS SECAM D/K
BELGIUM PAL B/H
BELGIUM (ARMED FORCES NETWORK) NTSC M
BELIZE NTSC M
BENIN SECAM K
BERMUDA NTSC M
BOLIVIA NTSC M
BOSNIA/HERZEGOVINA PAL B/H
BOTSWANA SECAM K, PAL I
BRAZIL PAL M
BRITISH INDIAN OCEAN TERRITORY NTSC M
BRUNEI DARUSSALAM PAL B
BULGARIA PAL
BURKINA FASO SECAM K
BURUNDI SECAM K
CAMBODIA PAL B/G, NTSC M
CAMEROON PAL B/G
CANADA NTSC M
CANARY ISLANDS PAL B/G
CENTRAL AFRICAN REPUBLIC SECAM K
CHAD SECAM D
CHILE NTSC M
CHINA (PEOPLE’S REPUBLIC) PAL D
COLOMBIA NTSC M
CONGO (PEOPLE’S REPUBLIC) SECAM K
CONGO, DEM. REP. (ZAIRE) SECAM K
COOK ISLANDS PAL B
COSTA RICA NTSC M
COTE D’IVOIRE (IVORY COAST) SECAM K/D
CROATIA PAL B/H
CUBA NTSC M
CYPRUS PAL B/G
CZECH REPUBLIC PAL B/G (cable), PAL D/K (broadcast)
DENMARK PAL B/G
DIEGO GARCIA NTSC M
DJIBOUTI SECAM K
DOMINICA NTSC M
DOMINICAN REPUBLIC NTSC M
EAST TIMOR PAL B
EASTER ISLAND PAL B
ECUADOR NTSC M
EGYPT PAL B/G, SECAM B/G
EL SALVADOR NTSC M
EQUITORIAL GUINEA SECAM B
ESTONIA PAL B/G
ETHIOPIA PAL B
FALKLAND ISLANDS (LAS MALVINAS) PAL I
FIJI NTSC M
FINLAND PAL B/G
FRANCE SECAM L
FRANCE (FRENCH FORCES TV) SECAM G
GABON SECAM K
GALAPAGOS ISLANDS NTSC M
GAMBIA PAL B
GEORGIA SECAM D/K
GERMANY PAL B/G
GERMANY (ARMED FORCES TV GERMANY) NTSC M
GHANA PAL B/G
GIBRALTAR PAL B/G
GREECE PAL B/G
GREENLAND PAL B
GRENADA NTSC M
GUAM NTSC M
GUADELOUPE SECAM K
GUATEMALA NTSC M
GUIANA (FRENCH) SECAM K
GUINEA PAL K
GUYANA NTSC M
HAITI SECAM
HONDURAS NTSC M
HONG KONG PAL I
HUNGARY PAL K/K
ICELAND PAL B/G
INDIA PAL B
INDONESIA PAL B
IRAN PAL B/G
IRAQ PAL
IRELAND, REPUBLIC OF PAL I
ISLE OF MAN PAL
ISRAEL PAL B/G
ITALY PAL B/G
JAMAICA NTSC M
JAPAN NTSC M
JOHNSTONE ISLAND NTSC M
JORDAN PAL B/G
KAZAKHSTAN SECAM D/K
KENYA PAL B/G
KOREA (NORTH) SECAM D, PAL D/K
KOREA (SOUTH) NTSC M
KUWAIT PAL B/G
KYRGYZ REPUBLIC SECAM D/K
LAOS PAL B
LATVIA PAL B/G
LEBANON PAL B/G
LESOTHO PAL K
LIBERIA PAL B/H
LIBYA PAL B/G
LIECHTENSTEIN PAL B/G
LITHUANIA PAL B/G, SECAM D/K
LUXEMBOURG PAL B/G, SECAM L
MACAU PAL I
MACEDONIA PAL B/H
MADAGASCAR SECAM K
MADEIRA PAL B
MALAYSIA PAL B
MALDIVES PAL B
MALI SECAM K
MALTA PAL B
MARSHALL ISLANDS NTSC M
MARTINIQUE SECAM K
MAURITANIA SECAM B
MAURITIUS SECAM B
MAYOTTE SECAM K
MEXICO NTSC M
MICRONESIA NTSC M
MIDWAY ISLAND NTSC M
MOLDOVA (MOLDAVIA) SECAM D/K
MONACO SECAM L, PAL G
MONGOLIA SECAM D
MONTENEGRO PAL B/G
MONTSERRAT NTSC M
MOROCCO SECAM B
MOZAMBIQUE PAL B
MYANMAR (BURMA) NTSC M
NAMIBIA PAL I
NEPAL B
NETHERLANDS PAL B/G
NETHERLANDS (ARMED FORCES NETWORK) NTSC M
NETHERLANDS ANTILLES NTSC M
NEW CALEDONIA SECAM K
NEW ZEALAND PAL B/G
NICARAGUA NTSC M
NIGER SECAM K
NIGERIA PAL B/G
NORFOLK ISLAND PAL B
NORTH MARIANA ISLANDS NTSC M
NORWAY PAL B/G
OMAN PAL B/G
PAKISTAN PAL B
PALAU NTSC M
PANAMA NTSC M
PAPUA NEW GUINEA PAL B/G
PARAGUAY PAL N
PERU NTSC M
PHILIPPINES NTSC M
POLAND PAL D/K
POLYNESIA (FRENCH) SECAM K
PORTUGAL PAL B/G
PUERTO RICO NTSC M
QATAR PAL B
REUNION SECAM K
ROMANIA PAL D/G
RUSSIA SECAM D/K
ST. KITTS & NEVIS NTSC M
ST. LUCIA NTSC M
ST. PIERRE ET MIQUELON SECAM K
ST. VINCENT NTSC M
SAO TOMÉ E PRINCIPE PAL B/G
SAMOA, AMERICAN NTSC
SAUDI ARABIA SECAM B/G, PAL B
SAMOA NTSC M
SENEGAL SECAM K
SERBIA PAL B/G
SEYCHELLES PAL B/G
SIERRA LEONE PAL B/G
SINGAPORE PAL B/G
SLOVAKIA PAL B/G
SLOVENIA PAL B/H
SOMALIA PAL B/G
SOUTH AFRICA PAL I
SPAIN PAL B/G
SRI LANKA PAL
SUDAN PAL B
SURINAME NTSC M
SWAZILAND PAL B/G
SWEDEN PAL B/G
SWITZERLAND PAL B/G (GERMAN ZONE), SECAM L (FRENCH ZONE)
SYRIA SECAM B, PAL G
TAHITI SECAM
TAIWAN NTSC
TAJIKISTAN SECAM D/K
TANZANIA PAL B
THAILAND PAL B/M
TOGO SECAM K
TRINIDAD & TOBAGO NTSC M
TUNISIA SECAM B/G
TURKEY PAL B
TURKMENISTAN SECAM D/K
TURKS & CAICOS ISLANDS NTSC M
UGANDA PAL B/G
UKRAINE SECAM D/K
URUGUAY PAL N
UNITED ARAB EMIRATES PAL B/G
UNITED STATES NTSC M
UNITED KINGDOM PAL I
UZBEKISTAN SECAM D/K
VENEZUELA NTSC M
VIETNAM NTSC M,SECAM D
VIRGIN ISLANDS (US & BRITISH) NTSC M
WALLIS & FUTUNA SECAM K
YEMEN PAL B/NTSC M
ZAMBIA PAL B/G
ZIMBABWE PAL B/G