Todos nós já ouvimos falar deste termo: Domótica. Este termo é a junção de duas palavras: domus (casa) e robótica (controlo automático). Domótica é portanto, uma tecnologia relativamente recente, que permite gerir uma habitação completa de um modo automatizado.

A Domótica permite facilitar e poupar tempo na vida das pessoas. Com alguns botões podemos controlar uma casa inteira, tornando o dia-a-dia mais confortável, seguro e divertido. Todas aquelas tarefas que diariamente temos que realizar em nossas casas, podem ser automatizadas, através de sistemas domóticos que cada cliente requisitar.

Hoje em dia, existe já no mercado uma grande variedade de opções para tornar uma casa “inteligente”. Existem automatizações para todos os tipos de actividades de uma casa, ou podemos apenas optar por aquelas que temos mais necessidade, dependendo do valor que pretendemos gastar, já que esta tecnologia, por ser recente, é ainda bastante dispendiosa.

AUTOMATISMOS DOMÓTICOS DISPONÍVEIS

Aspiração Central:

Aspiração central Muitas das casas que se vendem hoje em dia, já dispõem desta funcionalidade bastante útil. Uma central de aspiração, é ligada a várias tomadas de aspiração, distribuídas pela casa, através de tubos. Podemos assim aspirar qualquer divisão, bastando para isso, conectar o tubo de aspiração à tomada disponível em qualquer divisão. A grande vantagem, além de ser um sistema muito silencioso, já que a unidade de aspiração encontra-se noutro local, é também não se ter que deslocar com o aspirador de um lado para o outro.

Rega Inteligente:

Com o auxílio de unidades de temporização pré-programadas, o sistema de rega pode ser activado e desactivado, conforme a necessidade. Podemos ainda instalar sistemas de detecção de humidade, instalados debaixo do solo, que permitem detectar se este está em determinado nível de humidade, evitando por exemplo, activar o sistema se tiver chovido, ou ainda alertar para o caso dos solos estiverem muito secos.

Iluminação:

Iluminação automática Este sistema permite economizar a sua factura de electricidade no fim do mês. Funções como a regulação da luminosidade, sensores de movimento, sensores da luz solar, entre outros, permitem por exemplo, com que se desliguem as luzes de uma divisão que esteja vazia ou deslocarmo-nos pela casa sem a necessidade de recorrer a interruptores, já que as lâmpadas se ligam automaticamente. Podemos ainda regular a intensidade das lâmpadas, conforme queiramos mais ou menos luz. Ao anoitecer, podemos ainda programar as luzes exteriores para se acenderem automaticamente.

Climatização:

Um dos sistemas que tem mais consumo numa casa, são os sistemas de ar condicionado, que, através da Domótica, podem ser programados para serem activados e desactivados, em horários pré-definidos, ou para determinada temperatura constante. Podem ainda ser controlados remotamente, através da internet ou do telemóvel, para serem ligados ou desligados, antes de chegarmos a casa.

Sensor de Gás

Segurança:

Também a segurança pode ser reforçada, através dos sistemas de Domótica. Por meio de sensores, é possível detectar fugas de gás, inundações, incêndios, cortando de imediato as entradas, avisando-nos também do sucedido e ainda alertando os bombeiros, por exemplo, de modo a evitar danos maiores. A segurança ao nível de intrusos também pode ser reforçada, através de meios de vigilância de áudio e video, ou até de sistemas de detecção de movimento, mantendo permanentemente todas as divisões sob vigilância. Este sistema também permite controlar as crianças.

Controlar os acessos:

Leitor de impressão digital Sistemas como a leitura de impressões digitais, a leitura da retina ocular ou o reconhecimento da voz, podem ser usados para controlar a acessibilidade às entradas de uma casa. Tudo isto assegura a segurança da sua casa e até a comodidade de entrar em sua casa apenas com um toque do seu dedo. Todas estas tecnologias estão a tornar-se cada vez mais acessíveis e baratas ao consumidor comum.

Wireless

Wireless:

No mundo da informática e das telecomunicações, é importante possibilitar, numa casa, a conectividade de sistemas informáticos e de telecomunicações através de sistemas sem fios, o tão conhecido sistema Wireless. Este sistema permite uma grande mobilidade e evita cablagens espalhadas pela casa. Além disse permite que vários sistemas estejam ligados a uma só central.

Central de Conectividade

Central de Conectividade:

A automação permite integrar vários sistemas, como dados, voz e imagem. Uma única central, pode controlar com muito mais eficiência e flexibilidade a distribuição de Internet, Televisão e Telefone, possibilitando a comutação de cada tomada de uma casa para um ou outro sistema. Uma casa inteligente, permite uma distribuição inteligente dos pontos de comunicação, que podem ter determinada função de acordo com a necessidade, sem o inconveniente de várias tomadas espalhadas pela casa.