O circuito de lanterna é um dos circuito mais básicos e simples que se pode construir. Não se pode chamar de circuito electrónico, mas pode por exemplo ser utilizado num aparelho electrónico, como por exemplo, para iluminar o painel de uma máquina.
Através deste circuito podemos fazer desligar ou ligar uma lâmpada. O seu funcionamento é bastante simples, mas passemos a estudá-lo mais pormenorizadamente.
Em electricidade e electrónica, todos os componentes são representados por meio de símbolos, afim de simplificar o desenho dos circuitos. A união dessa simbologia electrónica (componentes) forma um esquema que é o nome do termo técnico usado para a representação de um circuito por meio de símbolos.
No circuito acima podemos ver a representação em esquema do circuito de uma lanterna, em que o interruptor está aberto, ou seja, não deixa circular corrente pelo circuito, não permitindo que a lâmpada acenda. Podemos ainda verificar a união dos 3 componentes que são representados por meio de símbolos e que juntos vão fazer o circuito funcionar.
Verificamos também a organização dos vários componentes representados por símbolos, segundo normas estabelecidas para a esquematização de um circuito.
DESCRIÇÃO DOS COMPONENTES UTILIZADOS
A pilha é apresentada à esquerda do circuito. Representa-se no circuito por duas linhas paralelas: uma linha fina e comprida – o pólo positivo, e outra linha espessa e mais curta – o pólo negativo.
É este componente que irá fornecer a energia ou tensão necessária ao circuito.
Os fios condutores representam-se por linhas rectas e com ângulos rectos. São os fios condutores que irão conduzir a corrente de um componente para outro componente.
O símbolo da lâmpada representa-se por uma circunferência, com uma cruz no seu interior. É através da lâmpada que se vai produzir a luz.
O interruptor representa-se por dois círculos pequenos, um de cada lado, onde serão conectados os condutores. Tem também uma linha inclinada e espessa, que representa o mecanismo de liga/desliga, que fará ou não, respectivamente, a passagem da corrente eléctrica. Os interruptores representam-se sempre no seu estado aberto, ou seja, desligados.
DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO CIRCUITO DE LANTERNA
Nesta representação do circuito de lanterna, em que o interruptor está fechado, ao contrário do primeiro circuito (em que estava aberto), há condução de corrente pelo circuito, fazendo com que a lâmpada esteja acesa.
Neste simples circuito, a corrente eléctrica sai do pólo positivo da pilha (a pilha tem dois pólos, um positivo e outro negativo como vimos anteriormente) e passa através do condutor até ao interruptor. Por estar fechado o interruptor, há passagem de corrente através dele.
Ao sair do dito interruptor, outro condutor irá fazer a passagem da corrente até à lâmpada, circulando nesta e pondo o seu filamento, o fio fino que está no seu interior, incandescente, produzindo-se luz.
Por fim a corrente sai da lâmpada circulando pelo condutor e entrando de novo na pilha, pelo pólo negativo.
CUIDADOS A TER NESTE TIPO DE CIRCUITO
-
Há que ter em conta a voltagem (ou tensão), tanto da pilha como da lâmpada, afim de um correcto funcionamento do circuito.
-
A tensão da pilha não pode ser superior à tensão da lâmpada (como explicarei em futuros posts), pois se isto acontecer, a lâmpada irá ficar inutilizada, pois fundir-se-á.
-
A tensão ideal é quando existe a mesma tensão na lâmpada e na pilha.
-
Caso a tensão da lâmpada seja superior à tensão da pilha, o circuito vai igualmente funcionar, com a única diferença de a lâmpada ficar com menos luminosidade, aumentando a sua durabilidade.
Como já falei noutro post, quando falei de grandezas e unidades, a unidade de medida da grandeza tensão é o volt e representa-se pela letra V.
EXEMPLOS PARA USAR NESTE CIRCUITO
De acordo com o que foi exposto até agora, este circuito pode ter, por exemplo:
- Uma pilha de 6V (seis volts) e uma lâmpada de 6V;
- Uma pilha de 4,5V (quatro volts e meio) e uma lâmpada de 6V;
- Uma pilha de 9V e uma lâmpada de 12V;
- etc…
Nunca se deve ligar um circuito a uma pilha ou a uma fonte de alimentação que tenha mais tensão (voltagem) que aquela que o circuito pode suportar.
utuututututututu ameii essse negocio
é super simples pensava que seria mais complicado uma lanterna se acender :D ja vou gostando mais de electronica, excelente post mt simples e super bem explicado :D
tudo quando bem explicado é simples. obrigado
jaose antonium:
Obrigado pelo seu elogio. Volte sempre! Grande abraço!
Daniela:
Obrigado uma vez mais pelo seu comentário. A electrónica é simples quando vamos compreendendo todas as etapas dos circuitos! Até breve…
Manuel Toni:
Muito obrigado pelo seu comentário. De facto, a minha maior preocupação é fornecer artigos bem explicados para que todos compreendam. Abraço e até breve.
quero ligar JUNTAS 7 lÃMPADAS DE 4.5V. O QUE DEVO FAZER? oBRIGADO.
Olá Mauri.
O aconselhado será ligar em paralelo. Vai precisar de uma fonte de alimentação com amperes suficientes para alimentar todas as lâmpadas.
Qualquer dúvida deixe comentário ou entre em contacto conosco.
Abraço e obrigado pela sua participação.