O circuito de lanterna é um dos circuito mais básicos e simples que se pode construir. Não se pode chamar de circuito electrónico, mas pode por exemplo ser utilizado num aparelho electrónico, como por exemplo, para iluminar o painel de uma máquina.

Através deste circuito podemos fazer desligar ou ligar uma lâmpada. O seu funcionamento é bastante simples, mas passemos a estudá-lo mais pormenorizadamente.

Em electricidade e electrónica, todos os componentes são representados por meio de símbolos, afim de simplificar o desenho dos circuitos. A união dessa simbologia electrónica (componentes) forma um esquema que é o nome do termo técnico usado para a representação de um circuito por meio de símbolos.

Circuito de Lanterna

No circuito acima podemos ver a representação em esquema do circuito de uma lanterna, em que o interruptor está aberto, ou seja, não deixa circular corrente pelo circuito, não permitindo que a lâmpada acenda. Podemos ainda verificar a união dos 3 componentes que são representados por meio de símbolos e que juntos vão fazer o circuito funcionar.

Verificamos também a organização dos vários componentes representados por símbolos, segundo normas estabelecidas para a esquematização de um circuito.

DESCRIÇÃO DOS COMPONENTES UTILIZADOS

Simbolo electrónico da Pilha

A pilha é apresentada à esquerda do circuito. Representa-se no circuito por duas linhas paralelas: uma linha fina e comprida – o pólo positivo, e outra linha espessa e mais curta – o pólo negativo.
É este componente que irá fornecer a energia ou tensão necessária ao circuito.

Simbolo electrónico de um Fio Condutor EléctricoOs fios condutores representam-se por linhas rectas e com ângulos rectos. São os fios condutores que irão conduzir a corrente de um componente para outro componente.

Símbolo electrónico da Lâmpada IncandescenteO símbolo da lâmpada representa-se por uma circunferência, com uma cruz no seu interior. É através da lâmpada que se vai produzir a luz.

Símbolo electrónico do Interruptor em estado abertoO interruptor representa-se por dois círculos pequenos, um de cada lado, onde serão conectados os condutores. Tem também uma linha inclinada e espessa, que representa o mecanismo de liga/desliga, que fará ou não, respectivamente, a passagem da corrente eléctrica. Os interruptores representam-se sempre no seu estado aberto, ou seja, desligados.

DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO CIRCUITO DE LANTERNA

Circuito de Lanterna com Interruptor fechado (passagem de corrente)

Nesta representação do circuito de lanterna, em que o interruptor está fechado, ao contrário do primeiro circuito (em que estava aberto), há condução de corrente pelo circuito, fazendo com que a lâmpada esteja acesa.

Neste simples circuito, a corrente eléctrica sai do pólo positivo da pilha (a pilha tem dois pólos, um positivo e outro negativo como vimos anteriormente) e passa através do condutor até ao interruptor. Por estar fechado o interruptor, há passagem de corrente através dele.

Ao sair do dito interruptor, outro condutor irá fazer a passagem da corrente até à lâmpada, circulando nesta e pondo o seu filamento, o fio fino que está no seu interior, incandescente, produzindo-se luz.

Por fim a corrente sai da lâmpada circulando pelo condutor e entrando de novo na pilha, pelo pólo negativo.

CUIDADOS A TER NESTE TIPO DE CIRCUITO

  • Há que ter em conta a voltagem (ou tensão), tanto da pilha como da lâmpada, afim de um correcto funcionamento do circuito.
  • A tensão da pilha não pode ser superior à tensão da lâmpada (como explicarei em futuros posts), pois se isto acontecer, a lâmpada irá ficar inutilizada, pois fundir-se-á.
  • A tensão ideal é quando existe a mesma tensão na lâmpada e na pilha.
  • Caso a tensão da lâmpada seja superior à tensão da pilha, o circuito vai igualmente funcionar, com a única diferença de a lâmpada ficar com menos luminosidade, aumentando a sua durabilidade.

Como já falei noutro post, quando falei de grandezas e unidades, a unidade de medida da grandeza tensão é o volt e representa-se pela letra V.

EXEMPLOS PARA USAR NESTE CIRCUITO

De acordo com o que foi exposto até agora, este circuito pode ter, por exemplo:

  • Uma pilha de 6V (seis volts) e uma lâmpada de 6V;
  • Uma pilha de 4,5V (quatro volts e meio) e uma lâmpada de 6V;
  • Uma pilha de 9V e uma lâmpada de 12V;
  • etc…

Nunca se deve ligar um circuito a uma pilha ou a uma fonte de alimentação que tenha mais tensão (voltagem) que aquela que o circuito pode suportar.