Não acredito que exista alguém com Internet que ainda não tenha visitado o famoso Youtube! O Youtube permite que os utilizadores possam visualizar e compartilhar vídeos em formato digital, de forma completamente gratuita, tornando-o na maior biblioteca de vídeos do mundo!

Criado em Fevereiro de 2005, pelos mesmos fundadores do conhecido Paypal, o Youtube é o site mais popular de vídeos na Internet. Este site aloja todo o tipo de filmes, video-clipes e criações pessoais, desde que não estejam protegidas pelos direitos de autor.

O nome YouTube é originário das palavras you + tube, ou seja, você + televisão (gíria), queImagem do logotipo do Youtube traduzido à letra para Português daria algo como Você TV ou TV Você.

Neste momento, o Youtube é propriedade do Google, tendo sido adquirido em Outubro de 2006, pela quantia de 1,65 biliões de dólares e gerando uma enorme quantidade de receitas, através essencialmente de publicidade.

O Youtube é também o lider de pesquisas na internet portuguesa. Segundo a Marktest, o serviço de partilha de videos mais conhecido da Google, foi procurado 729 mil vezes nos primeiros três meses do ano de 2009, logo a seguir pela rede social Hi5 com 474 mil pesquisas.