Neste post vou falar do modo de representar e desenhar alguma simbologia electrónica ou elementos de um circuito básico. Vamos compreender como começar a representar um circuito básico através de um esquema e por meio de símbolos electrónicos, como o condutor, a pilha, o interruptor e a lâmpada.

SÍMBOLOS ELECTRÓNICOS (OU ELEMENTOS)

Em electricidade e em electrónica, os componentes são representados por meio de símbolos (ou elementos) afim de tornar mais simples o desenho dos circuitos.
Um circuito electrónico é a união de vários símbolos que em conjunto e em linguagem electrónica têm o nome de esquema electrónico.

Na figura abaixo irei descrever os quatro primeiros símbolos mais básicos de um esquema electrónico. São eles, respectivamente, o símbolo do condutor, o símbolo da pilha, o símbolo do interruptor e ainda o símbolo da lâmpada incandescente.

Os primeiros símbolos de electrónica

REPRESENTAÇÃO DE ESQUEMAS E SÍMBOLOS ELECTRÓNICOS

Para melhor compreender o significado de cada símbolo electrónico, passo a fazer a sua descrição:

  • Os condutores representam-se por linhas rectas e em ângulos rectos.
  • A pilha é representada por duas linhas paralelas, uma fina e comprida representando o pólo positivo, e outra curta e grossa representando o pólo negativo.
  • O interruptor é representado por dois círculos, onde se ligam os condutores e uma linha inclinada mais grossa que representa o mecanismo de circuito aberto (desligado) ou circuito fechado (ligado). Os interruptores representam-se sempre no estado aberto, ou seja, não deixando circular corrente por eles.
  • A lâmpada representa-se por uma circunferência com uma cruz no seu interior.

REGRAS DE REPRESENTAÇÃO DA SIMBOLOGIA ELECTRÓNICA

Em cada esquema existem sempre regras para representar os símbolos electrónicos:

  • A pilha é sempre desenhada do lado esquerdo do circuito.
  • A lâmpada é sempre desenhada do lado direito do circuito.
  • O interruptor é sempre desenhado aberto, ou seja, desligado (sem conduzir corrente eléctrica).
  • Os condutores são linhas rectas e em ângulo recto que unem os vários componentes.

Tal como estamos habituados a escrever e a ler da esquerda para a direita, também os esquemas são lidos e desenhados da esquerda para a direita.

Circuito de Lanterna

No esquema acima, que poderá representar o circuito de uma lanterna por exemplo, podemos ver do lado esquerdo o símbolo de uma pilha, com os respectivos pólos positivo e negativo. Vemos ainda do lado direito o símbolo de uma lâmpada incandescente e na parte superior o símbolo de um interruptor na posição aberta (sem condução de corrente eléctrica). A unir estes três elementos, temos algumas linhas desenhadas em ângulo recto, que representam os condutores, que fazem, como já disse, a união dos vários componentes.