O Laser mais potente do mundo tem o nome de  Texas Petawatt  e foi desenvolvido na Universidade do Texas, nos Estados Unidos da América, com uma potência verdadeiramente surpreendente.

No dia 31 de Março de 2008 este laser, que foi considerado o Laser mais potente do mundo, atingiu uma potência de 1 petawatt, ou seja 1 000 000 000 000 000 watts, quando foi activado durante um décimo de um trilionésimo de segundo (0,0000000000001 segundos).

O Laser portátil mais potente do mundo foi criado pela Laserglow Technologies de Ontário, Canadá e tem o nome de Hercules 500. Laser portátil mais potente do mundo Durante 3 testes de períodos de 5 minutos e ao usar-se dois aparelhos de medição de fotões, este pequeno laser a pilhas atingiu um pico de potência de 1W e 940mW de média de luz laser verde fosforescente. Com a finalidade de ser legal em todo mundo foram criados cinco dispositivos independentes de protecção. Uma das suas aplicações de longo alcance é a construção e o alinhamento de antenas.

O significado da palavra LASER vem da sigla de designação inglesa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, amplificação da luz por emissão estimulada de radição. Este conceito foi lançado em 1916 pelo conhecido físico Albert Einstein mas só teve o seu desenvolvimento 40 anos depois.
As suas principais aplicações são a nível da medicina, na reestruturação física e em cirurgias por exemplo. É também usado na pesquisa científica, nas fibras ópticas, nos leitores de códigos de barra, e em todos os leitores de CD e DVD, entre muitas outras aplicações.