O ferro de soldar é um dispositivo eléctrico que tem como base de funcionamento a transformação de corrente eléctrica em calor que é fornecido através de uma resistência, com o qual podemos unir duas partes metálicas. Para que serve o ferro de soldar? Como funciona o ferro de soldar?

Com estes pequenos aparelhos podemos fazer a união de duas partes metálicas, como componentes, placas de circuito, fios condutores, etc., por meio de um material que tem o nome de solda.
Solda para ferro de soldar
A solda é o material usado para a união destas partes metálicas e tem como finalidade permitir um bom contacto eléctrico e uma perfeita rigidez entre os dois (ou mais) materiais.

A solda mais comum é feita de estanho, um material brando, maleável, leve, que derrete a uma temperatura de 231,84 graus centígrados.

O circuito e o funcionamento de um ferro de soldar é muito básico. É somente uma resistência bobinada e montada sobre um tubo de material refractário, ou seja, um tubo que suporta temperaturas elevadas. O interior deste tubo tem uma ponta metálica na extremidade, com boa condutibilidade térmica (que deixa passar bem o calor), como é o exemplo do cobre. É esta ponta que vai derreter a solda que será usada para unir os componentes electrónicos, condutores, etc.

Na figura abaixo podemos ver em pormenor, todos os componentes que fazem parte de um ferro de soldar.

Partes da Constituição de um Ferro de Soldar

Os ferro de soldar mais utilizados para a montagem ou reparação de circuitos electrónicos são os do tipo lápis pois são de pequenas dimensões e de baixa potência. São usados em Ferro de soldar convencional micro-circuitos electrónicos e em qualquer tipo de soldadura em que haja a necessidade de uma maior precisão. Existem ferros de soldar de variadas potências e com diferentes pontas para diferentes fins. Além destes diferentes tipos de ferros de soldar, existem ainda estações de soldagem que permitem a regulação para diferentes temperaturas.

Os ferros de soldar, tal como todos os aparelhos, necessitam de alguns cuidados. Devemos sempre ter em atenção que para realizar um trabalho de soldadura com qualidade, temos que, para além da nossa perícia, ter alguns cuidados na manutenção de um ferro de soldar, para que o trabalho final seja o mais perfeito possível.