A parte mais importante num ferro de soldar, é a sua extremidade, que tem o nome de ponta. Esta parte é a que vai servir para aquecer o local onde vamos realizar a soldadura propriamente dita. Por isso mesmo, é importante saber que ponta usar num ferro de soldar afim de realizarmos mais facilmente uma soldadura.

No mercado podemos encontrar diferentes tipos de pontas, cada uma com uma finalidade específica. Cada ponta pode ser facilmente trocada por outra, conforme o tipo de trabalho que estejamos a realizar, ou até por estar gasta, bastando para isso desenroscar a ponta a trocar e enroscar a nova ponta a usar, tudo isto feito como é óbvio, com o ferro desligado e frio.

Pontas finas e pontas cilíndricas ou cónicas

São utilizadas para soldaduras de componentes em placas de circuito impresso e em situações em que é difícil o acesso a certas zonas onde vamos realizar a soldadura.

Ponta fina para Ferro de Soldar

Pontas em forma de espátula

São de maior dimensão e são usadas em zonas com uma superfície maior e em locais onde há a necessidade de maiores quantidades de solda para unir peças maiores e que suportam mais quantidade de calor. Como são pontas maiores, têm uma maior zona de aquecimento, sendo por isso ideiais para soldaduras entre objectos maiores.

Ponta para ferro de soldar em forma de espatula