Há alguns cuidados a ter com o ferro de soldar para preservar o seu bom funcionamento e ao mesmo tempo conseguirmos sempre boas soldaduras. Saiba neste artigo o que pode e o que não pode fazer para preservar o seu ferro de soldar e conseguir as melhores soldaduras.

  • Na ponta do ferro de soldar depositam-se pequenas partículas negras que tornam mais complicado o processo de soldadura. Para as eliminar, passar com um pano grosso ou uma esponja humedecida em água destilada, esfregando a ponta até eliminar toda a sujidade. Esta operação deverá ser feita com o ferro de soldar quente, de modo a eliminar sujidades que possam existir no interior do estanhado da ponta.
    Ferro de soldar sujo
  • Nunca limar, lixar ou aparar a ponta do ferro de soldar, pois isto irá diminuir a sua vida  útil, tal como a perfeita difusão de calor pela ponta do ferro de soldar.
    Não usar lixa

  • Deverá sempre ter muito cuidado com o local escolhido para colocar o ferro de soldar, enquanto este está quente e ligado à rede eléctrica. Um mau posicionamento poderá causar danos ao equipamento ou a alguém que não saiba que este está quente e ligado à corrente eléctrica. É aconselhado o uso de suportes específicos para ferros de soldar. Os ideiais são aqueles que evitam estar em contacto  com a ponta do ferro de soldar. Alguns trazem ainda uma pequena esponja que poderá humedecer (com água oxigenada) na qual poderá limpar regularmente a ponta do ferro de soldar, entre as soldaduras e sempre antes de desligar o ferro de soldar da corrente eléctrica.
    Suporte para ferro de soldar