Neste estudo, vamos abordar uma das bases principais para o estudo da electrónica, ou seja, o estudo das grandezas, das unidades, dos múltiplos e sub-múltiplos, falando ainda da unidade de medida inglesa, a polegada.

GRANDEZAS E UNIDADES

 

A palavra grandeza significa aquilo pode ser maior ou menor. Temos como exemplos o tempo, o comprimento, o peso, etc. Como não basta dizer que uma coisa é maior ou menor que outra, houve a necessidade de criar as unidades que servem para saber o quanto maior ou menor essa coisa o é. Por isso podemos dizer que a unidade é uma grandeza fixa que serve para comparar grandezas do mesmo tipo. A esta comparação dá-se o nome de medida.

Exemplo: o quilo é a unidade de medida da grandeza peso

Como é insuficiente utilizar somente a medida de referência para quantificar algo, teremos que usar múltiplos e submúltiplos. O sistema decimal (baseado em 10 unidades) é a base de todos os múltiplos e submúltiplos do Sistema Internacional.

MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS DO SISTEMA INTERNACIONAL

 

Múltiplos da Unidade:

Múltiplos da Unidade

Submúltiplos da Unidade:

Submúltiplos da Unidade

  • Há que ter atenção às unidades que se escrevem em minúsculas e às unidades que se escrevem em maiúsculas.

Para convertermos uma unidade menor numa unidade maior, ou seja, um submúltiplo num múltiplo, há que dividi-la por 10, 100, 1000, etc. , enquanto para converte-la numa unidade menor, ou seja, converter um múltiplo num submúltiplo, multiplica-se por 10, 100, 1000, etc.

Para entender melhor como passar de uma unidade para outra unidade apresento um quadro mostrando cada posição de cada unidade:

Como converter as unidades
Do lado esquerdo da unidade encontram-se os submúltiplos e do lado direito os múltiplos. Para passar de uma unidade para outra maior basta acrescentar zeros (ou no caso de número decimal passar a virgula x casas para a frente) e para passar de uma unidade para outra menor basta retirar zeros (ou no caso de número decimal passar a vírgula x casas para trás).

Por exemplo:

12 k = 1200 da  (converter kilo para deca) – multiplicou-se por 100, ou acrescentou-se dois zeros

1200 da = 12 k (converter deca para kilo)  – dividiu-se por 100, ou retirou-se dois zeros

123,4567 k = 12345,67 da (converter kilo para deca) – como é um número decimal avançámo-la duas casas

12345,67 da = 123,4567 k (converter deca para kilo) – como é um número decimal andamos com a vírgula duas posições para trás

- Pode-se verificar na tabela que da unidade “k” (kilo) à unidade “da” (deca) há duas casas (ou dois zeros)

Pegando no exemplo anterior e para compreendermos melhor isto das unidades:

12 k = 12000000 m (acrescentámos 6 zeros pois da unidade “k” (kilo) até à unidade “m” (mili) há 6 casas).

12 kV = 12000000 mV (12 kilovolts = 12000000 milivolts)

12 km = 12000000 mm (12 kilometros = 12000000 milimetros)

Exercícios de aplicação:

Fazendo os cálculos necessários de acordo com o que se aprendeu até aqui, responda à alínea que achar mais correcta:

Exercícios de Aplicação sobre Unidades e Grandezas

(as soluções destes exercícios estão no final deste post)

POLEGADAS

 

- A polegada é bastante usada em electrónica por isso é importante ter umas breves noções sobre esta unidade de medida Inglesa. Uma polegada corresponde exactamente a 2,54 centímetros e representa-se por (duas aspas) ou entao a palavra inglesa inch que significa polega. Assim deduzimos que para converter polegadas em centímetros basta multiplicar o valor por 2,54 e para converter centímetros para polegadas basta dividir o valor por 2,54. Exemplifico isto já de seguida:

  • A quantos centímetros correspondem 5 polegadas?      Resposta: 5″ x 2,54 = 12,7cm
  • A quantas polegadas correspondem 7 centímetros?      Resposta: 7cm : 2,54 = 2,75″

USO DOS MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS EM ELECTRÓNICA

 

Em electricidade e electrónica o uso de todos os múltiplos e submúltiplos que vimos não se aplica. De uma forma geral, podemos dizer que os múltiplos e submúltiplos usados em electrónica são os seguintes:

Múltiplos e Submúltiplos usados em electrónica

Assim facilita-se um pouco mais as coisas. Por isso, para passar de um submúltiplo para um múltiplo exactamente a seguir basta multiplicar por 1000 e para passar de um múltiplo para um submúltiplo exactamente anterior basta dividir por 1000.

Resumindo o que disse atrás sobre grandezas e unidades apresento um quadro representando as grandezas, símbolos e unidades de medida que falei até aqui.

Algumas Grandezas, Unidades de medida e respectivos Símbolos Como excepção à regra, os múltiplos da grandeza tempo não seguem o sistema decimal como nas outras grandezas, mas os submúltiplos sim. Assim os múltiplos do segundo serão:

  • hora (h) = 60 minutos = 3600 segundos
  • minuto (min) = 60 segundos

Os submúltiplos da grandeza tempo, tal como nas outras grandezas, são igualmente o décimo de segundo (ds), centésimo de segundo (cs), milisegundo (ms), microsegundo (µs), etc.

Quem precisar de converter unidades sem muito esforço encontrei este site muito útil: Conversor de unidades de medição online

Soluções dos exercícios:

1-b)    2-c)    3-c)    4-a)    5-c)    6-b)    7-a)    8-c)    9-c)    10-a)