Este artigo fala sobre a diferença que existe entre materiais condutores e materiais isolantes. Literalmente, é óbvia a diferença entre um material que seja condutor e outro que seja isolante, mas vejamos as principais diferenças entre eles…

CONDUTORES

Em regra geral, para que a electricidade se desloque num determinado circuito é necessário que exista uma união física entre os diversos pontos desse circuito. Essa união é feita através de um material que permita que a corrente eléctrica seja conduzida facilmente por ele.

Cabo condutor eléctrico

Um material condutor é então qualquer material que deixe passar por ele a corrente eléctrica, melhor dizendo, que permite conduzir a corrente eléctrica.

Para isso utilizam-se fios metálicos, pois como deverá saber, os metais possuem a propriedade de permitir que a corrente eléctrica circule com facilidade.

ISOLANTES OU DIELÉCTRICOS

Da mesma forma que existe a conveniência que a electricidade circule, também há a necessidade de, por vezes, não permitir que a corrente passe por pontos nos quais não queremos corrente eléctrica. Nestes casos usam-se materiais que se opõem à circulação da corrente eléctrica. Estes materiais recebem o nome de materiais isolantes ou dieléctricos (não eléctricos – o prefixo “di” significa negação).

Isolamento de um cabo condutor Materiais feito de plástico ou de borracha são os melhores exemplos de bons materiais que permitem o isolamento ou que fazem a separação eléctrica entre um ponto do circuito e outro ponto do circuito.

A maior parte dos fios condutores ou cabos condutores eléctricos, dispõem de uma camada isolante, afim de evitar o contacto entre o meio exterior e o fio propriamente dito e também para evitar o contacto deste com as pessoas e o meio onde se encontra.