Hoje em dia, a maior parte, ou mesmo todos os aparelhos que dispõem de uma bateria, tais como portáteis, leitores de mp3, telemóveis, Gps, Pda’s e tantos outros, dispõem de uma bateria de iões de  lítio (Li-Ion).

Como devemos então usar correctamente as baterias de lítio?

As baterias de lítio têm efeito de memória ou ficam “viciadas” ?

Nas baterias de lítio, que não têm efeito de memória, ou na linguagem corrente, que não ficam “viciadas”, os cuidados são outros, cuidados esses que são completamente diferentes daqueles que tínhamos para com as baterias mais antigas, as baterias de níquel por exemplo, onde tinham que ser carregadas quando a sua carga estava no mínimo e não era aconselhável serem recarregadas quando tinham meia carga, etc. Por isso, se estão a deixar a vossa bateria chegar ao limite de carga mínima para depois carregá-la de novo, estão a proceder de forma completamente errada e até prejudicial para a bateria. Este tipo de bateria pode, e deve, ser recarregada a qualquer altura. O ideal será recarrega-la quando esta tem 20 ou 30% da sua carga.

Retirar ou não a bateria do portátil quando este está ligado à corrente?

Outra dúvida muito comum nos utilizadores de portáteis, é se devemos ou não manter a bateria colocada no portátil quando este está conectado à corrente. Pois bem, a bateria nunca é sobrecarregada, pois quando atinge o seu nível máximo de carga deixa de receber corrente. Num uso moderado do portátil este tem pouco aquecimento e aí não é prejudicial manter a bateria no mesmo. Se estiver a ser usado em jogos, programas de imagem ou outros que façam com que o sistema tenha mais aquecimento ou então se o equipamento estiver mal ventilado, o ideal será mesmo retirar a bateria. O calor excessivo na bateria e esta estar na sua carga máxima é o mais prejudicial para uma bateria de lítio. Evite “exigir” muito do portátil quando este está somente ligado com a bateria pois fará com que esta tenha uma descarga rápida, o que é prejudicial.

Como conservar a bateria em longos períodos de inactividade?

Quando houver a necessidade de deixar o portátil, ou qualquer outro aparelho que contenha uma bateria de iões de lítio, desligado durante longos períodos de tempo, o ideal é deixar a bateria com cerca de 40% de carga e num local o menos húmido e menos quente possível. O ideal é estar no frigorífico com uma temperatura entre os 0 e 10º C. Lembro que o calor e a bateria carregada ao máximo são mesmo os piores inimigos das baterias de lítio.

Como fazer o carregamento correcto nas baterias de lítio?

Repetindo o que disse há pouco, as baterias de lítio devem ser carregadas com carregamentos parciais, ou seja, devem ser carregadas quando estiverem a 20 ou 30% da sua carga e não quando estão totalmente descarregadas. As baterias dos portáteis têm um dispositivo que permite informar ao portátil que quantidade de carga elas ainda dispõem. Após várias cargas e descargas, este dispositivo pode ficar descalibrado, informando de forma incorrecta a carga que a bateria verdadeiramente tem e desligando-o mesmo quando a bateria tem carga. Por isto mesmo, é aconselhável calibrar este dispositivo. A maneira correcta de o fazer é:

  • Carregar a bateria até ao máximo durante cerca de 2 horas, com o portátil desligado.
  • Após isto, e com o transformador desconectado, faça uma descarga completa da bateria até o portátil entrar em modo de hibernação. Quando ficar no modo de hibernação, deixá-lo neste modo durante pelo menos 5 horas.
  • Para terminar, faça uma carga até ao máximo, com o portátil desligado.

Esta carga e descarga total deve ser feita somente uma vez entre cada 30 a 40 carregamentos parciais (chama-se carregamento parcial quando se recarrega uma bateria que esta ainda tem 30 a 40% da sua carga).

Quando se deve fazer a substituição da bateria de lítio?

Façam-no apenas quando esta estiver mesmo no fim da sua vida e já não suportar mais cargas. Não guardar a bateria para futuras utilizações após a compra de uma nova bateria pois esta acabará por se degradar com o tempo de inutilização. Muita atenção à data de fabrico da bateria e se não for da marca original muito cuidado com as tensões (volts) e correntes da mesma (amperes). A durabilidade média de uma bateria de lítio é de 3 anos de utilização moderada.

Todas estas informações e procedimentos são válidos também para as baterias de lítio dos telemóveis, pda’s, leitores de mp3, Gps e todos os dispositivos que tiverem uma bateria de lítio.