A impressora 3D (3 dimensões) está cada vez mais perto de estar na nossa secretária, visto estar cada vez mais barata.
Há mais de dez anos que este tipo de impressoras já são usadas em indústrias de design. Usam-se para testar peças de aviões, carros e outros produtos antes de serem fabricadas em massa.

O preço das impressoras a três dimensões, apenas há há alguns anos atrás, era de mais ou menos 100 mil dólares e agora já estão quase a um décimo desse valor. Por isso, a curto prazo, estarão disponíveis para qualquer pessoa a um preço bastante aceitável. Ainda este ano a Desktop Factory, iniciada  pela IdeaLab, irá começar a vender estas impressoras por menos de 5000 dólares!
A IdeaLab lançou estas impressoras, onde um feixe de luz de halogéneo derrete o pó de nylon, dando assim forma a um objecto.

Alguns objectos impressos na Impressora a 3 DimensõesSeria bem interessante cada vez que, algo em nossa casa se partisse, pudessemos substituir em apenas algumas horas. Universidades e escolas já estão a adquirir este tipo de equipamento para aulas de design. Arquitectos e projectistas imprimem modelos a 3 dimensões para os seus desenhos. Também laboratórios dentários estão a usá-las para criar pontes e coroas.

No mundo dos jogos já se pensa em podermos criar as nossas personagens favoritas a 3 dimensões.

As aplicações para este tipo de equipamento são infinitas e penso que qualquer um de nós a gostaria de ter, para tantas e inúmeras aplicações que poderíamos lhe dar. Neste momento continuarei a sonhar e à espera que se tornem ainda mais acessíveis ao meu bolso, já que 5000 dólares ainda é um bocadito, mesmo sendo um objecto tão interessante…