Provavelmente, muitos de vocês já se questionaram qual é a verdadeira diferença entre Corrente Alterna e Corrente Contínua.
Pois bem, neste post vou explicar de uma forma resumida mas esclarecedora qual a diferença entre estes dois tipos de corrente:

Corrente Alterna ou Alternada

Aparece com as abreviaturas C.A. (de corrente alterna/alternada) ou A.C. (do inglês, alternating current).

Simbolo da Corrente Alterna Como o nome sugere, é o tipo de corrente que alterna constantemente de sentido. Nesta corrente não existem pólos, mas sim fases, pois os condutores variam continuamente de polaridade. Estas variações sucedem-se a uma determinada frequência que, no caso dos países europeus é de 50 vezes num segundo (50 Hz) e nos países americanos é de 60 vezes num segundo (60 Hz). Podemos encontrar este tipo de corrente nas nossas casas, nas centrais eléctricas, nos alternadores dos automóveis, entre tantos outros.

 

Corrente Contínua ou Corrente Galvânica

Aparece com as abreviaturas C.C. (de corrente contínua) ou D.C. (do inglês, direct current).

Simbolo da Corrente Contínua É a corrente que circula sempre num único sentido, daí o nome de contínua. Ou circula no sentido do pólo positivo para o pólo negativo, se considerarmos o sentido convencional da corrente, ou circula do pólo negativo para o pólo positivo, se considerarmos o sentido da corrente dos electrões. Este tipo de corrente é encontrada nos dispositivos que têm dois pólos: um pólo negativo e um pólo positivo. As pilhas e as baterias são os melhores exemplos onde é possível encontrar este tipo de corrente.